A ARTE DA PESQUISA

CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS

26 - 30 de junho

Sobre o Projeto

Em regime de residência artística, vamos partir do que o antropólogo Tim Ingold (2022) considerou como “a arte da Pesquisa”, expressa pela possibilidade de ter uma ideia e segui-la pelos nossos engajamentos com o mundo e com os materiais. Neste sentido, este curso propõe aos participantes experimentar/seguir as suas ideias em relação com Arruda dos Vinhos e com o grupo que participará, desenvolvendo narrativas fotográficas destes engajamentos, para se tornarem uma exposição fotográfica coletiva. 

A noção de narrativa fotográfica será construída pelas imagensmundo (Dantas 2022) que consistem em usarmos as fotografias para reescrever o mundo visível. Ao reescrever o mundo visível, tornamos a nossa leitura do mundo mais complexa. Assim sendo, as imagens serão grafias que vão contar as histórias que vão permitir ao grupo produzir conhecimento no coletivo.

No final do curso, o participante será capaz de planear a sua pesquisa visual e o seu ensaio fotográfico com base em sólidas discussões teóricas e artísticas.

Textos de base que fundamentam a proposta do curso: 

INGOLD, T. Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022. 

DANTAS, E. A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: a palavraimagem e as imagensmundo. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 61, 2022

Equipa Docente E Convidados

Emiliano Dantas é doutor em Antropologia pelo ISCTE-IUL, é investigador colaborador do CRIA-ISCTE e artista incubado na Start-up Cultural de Arruda dos Vinhos. Em 2022, ganhou o prémio Margot Dias de ensaio Audiovisual da Associação Portuguesa de Antropologia/APA, ganhou terceiro lugar no prémio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia/ABA e foi selecionado com uma bolsa da Fundação Gulbenkian de circulação internacional para participar da IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé. Seus trabalhos de fotografias já foram expostos no Brasil, Cuba, São Tomé e Portugal. 

www.emilianodantas.com

É fotógrafo e pesquisador da imagem. Atua desde 2002, desenvolvendo fotografias para revistas, peças publicitárias e industriais. Realizou residências artísticas no projeto Residências em Trânsito: Hangar / RAAM Roça Mundo, S.Tomé, 2021, e na Catchupa Factory Initiative, Internship at Stevenson Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul, 2017.

www.herbertosmith.com 

Paulo Raposo integra o Departamento de Antropologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona desde 1991. Foi Diretor de Licenciatura e do Programa de Doutoramento e coordena a disciplina de Antropologia e Imagem. Foi Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil, em 2009; e em 2017-18). É investigador e foi diretor do Polo ISCTE do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, 2018-21). É membro do Laboratório de Culturas Visuais Digitais do CRIA-IUL e coordenador do seminário Zonas de Contacto, onde se cruzam disciplinas, saberes e práticas, nomeadamente no campo da antropologia e das artes. Colaborou com diversas estruturas e coletivos artísticos e fez curadoria de vários eventos que pensam a relação entre arte e política em cruzamentos transdisciplinares.

 

Inscrições encerradas

Faz aqui a tua inscrição